O senador Mecias de Jesus enviou nesta segunda-feira (31), ofício às prefeituras de Caracaraí e Rorainópolis, ao Governo de Roraima, à Casa Civil da Presidência da República e aos Ministérios da Cidadania e da Mulher, solicitando atenção especial para as comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, que estão passando dificuldades devido às fortes chuvas na região.
De acordo com o senador, o inverno deste ano tem sido rigoroso e vem batendo recordes dos níveis dos rios e igarapés em Roraima, e atingindo gravemente as populações da região do Baixo Rio Branco, sobretudo nas vilas Sacaí, Terra Preta, Lago Grande, Cauinin, Cachoeirinha e Panacarica, no município de Caracaraí, e Santa Maria, Santa Maria Velha, Cota, Remanso, Paraná da Floresta, Nova Vista, Itaquera, Samaúma e Xixuaú, no município de Rorainópolis.
De um total de 17 vilas sofrendo com as enchentes, oito estão parcialmente alagadas: Cota, Remanso, Paraná da Floresta, Nova Vista e Xixuaú,em Rorainópolis; e Sacaí, Cauinin e Panacarica, em Caracaraí. “Apesar de anualmente se depararem com problemas de enchentes, 2021 tem sido demasiadamente difícil para a maioria daquela população, que clama por socorro. Por essa razão, estamos pedindo que os poderes públicos adotem medidas urgentes de monitoramento e acompanhamento das populações oferecendo assistência médica e social para a população”, pontuou Mecias.
O parlamentar destacou que, isolados, com suas casas alagadas e fora dos holofotes da mídia, os moradores do Baixo Rio Branco não têm sequer a quem recorrer para relatar o drama que vivem. “Apesar de estarem isolados e sem assistência, foi possível fazer contato com moradores de algumas vilas, que enviaram fotos e relatos da situação crítica que estão vivendo. Estamos intervindo para que eles possam ter a assistência devida dos poderes públicos nas três esferas”, afirmou.