SENADOR MECIAS DE JESUS

MECIAS DE JESUS é natural de Graça Aranha, estado do Maranhão, e é filho de Cassiano Martins Pereira e de Noêmia Tereza de Jesus (In memoriam). Com apenas 12 anos, chegava ao então Território Federal de Roraima instalando-se com sua família em São João da Baliza. Formado em Gestão Financeira é servidor público do ex-território desde 1979.

Antes de enveredar na política, Mecias trabalhou como engraxate, garçom e jardineiro. Foi também coordenador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no sul do estado, e secretário Municipal de Finanças e Administração (S. J. da Baliza).

Mecias foi vereador em São João da Baliza (RR), deputado estadual por seis vezes consecutivas, sendo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) por oito anos, e atualmente é senador da República pelo estado de Roraima.

Como deputado apresentou centenas de projetos que beneficiaram vários segmentos sociais e na presidência da ALE-RR realizou sessões itinerantes em todos os municípios, criou os projetos “Escolas do Legislativo”, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), “Cine ALE-RR Cidadania”, “Adote um Atleta” e “Encontro com a cidadania”.

Mecias tem sua história política marcada pela luta em prol dos setores produtivos e por sua atuação em defesa da Educação, Saúde e Segurança Pública. Desfruta do sentimento de ser um homem de alto espírito público, cumpridor de suas promessas e que luta permanentemente em promover a justiça social e o desenvolvimento do estado de Roraima, como um todo, independente de bandeiras político-partidárias, visando sempre, em primeiro e único lugar, o bem-servir ao povo roraimense.

Em seu primeiro ano de mandato em Brasília, ficou entre os parlamentares que, na avaliação dos internautas segundo o site Congresso em Foco, melhor representa a população no Congresso Nacional, sendo assim o melhor senador pelo estado de Roraima e o 6º no ranking geral, de um total de 81 senadores.

Já aprovou no Senador Federal, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 28/2019) de sua autoria, que exclui da terra indígena São Marcos a área urbana da sede do município de Pacaraima, no estado de Roraima.

Em julho de 2021, o presidente da República sancionou a Lei (14.182/2021) que trata sobre a desestatização da Eletrobras. Dentre os pontos da nova lei estão os § 10 e § 11 do Art. 1º, de autoria do senador Mecias de Jesus, que garante a construção do Linhão de Tucuruí, ligando o sistema de energia de Roraima ao restante do país. Fica determinado que “uma vez concluído o Plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), traduzido na língua originária e apresentado aos indígenas, fica a União autorizada a iniciar imediatamente as obras do Linhão de Tucuruí”.