1962
Nascido em Graça Aranha
1962
1981
SERVINDO AO EXÉRCITO BRASILEIRO
1981
1985
Líder da juventude rural do estado de roraima
1985
1992
vereador em são joão da baliza (RR)
1992
1994 - 2018
deputado estadual (rr)
1994 - 2018
2010
DIPLOMAÇÃO COMO DEPUTADO ESTADUAL E DO FILHO, DEPUTADO FEDERAL JHONATAN DE JESUS
2010
2011
formado em gestão financeira
2011
2011 - 2018
Presidente da Assembleia legislativa de rr
2011 - 2018
2019
POSSE COMO SENADOR DA REPÚBLICA (RR)
2019
2019
ELEITO MELHOR SENADOR POR RORAIMA E O 6º EM RANKING GERAL, SEGUNDO O SITE CONGRESSO EM FOCO
2019
2020
Exerceu papel fundamental na defesa da Lei Jhonatan de Jesus, viabilizando assim a transferência das terras da União para o estado de Roraima.
2020
2021
Garante que a União possa iniciar as obras do Linhão de Tucuruí, por meio de uma emenda na MP da Eletrobras.
2021
2021
Recebe o prêmio Ranking dos Políticos, como o único senador de Roraima reconhecido por combater a corrupção, os privilégios e os desperdícios.
2021
2023
Está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, sendo um dos sete congressistas da região Norte e o único representante de Roraima, segundo o DIAP
2023

SENADOR MECIAS DE JESUS

MECIAS DE JESUS é natural de Graça Aranha, estado do Maranhão, e é filho de Cassiano Martins Pereira e de Noêmia Tereza de Jesus (In memoriam). Com apenas 12 anos, chegava ao então Território Federal de Roraima instalando-se com sua família em São João da Baliza. Formado em Gestão Financeira, é servidor público do ex-território desde 1979.
Antes de enveredar na política, Mecias trabalhou como engraxate, garçom e jardineiro. Foi também coordenador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no sul do estado, e secretário Municipal de Finanças e Administração (S. J. da Baliza).

Mecias foi vereador em São João da Baliza (RR), deputado estadual por seis vezes consecutivas, sendo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) por oito anos, e atualmente é senador da República pelo estado de Roraima.

Como deputado apresentou centenas de projetos que beneficiaram vários segmentos sociais e na presidência da ALE-RR realizou sessões itinerantes em todos os municípios, criou os projetos “Escolas do Legislativo”, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), “Cine ALE-RR Cidadania”, “Adote um Atleta” e “Encontro com a cidadania”.

Mecias tem sua história política marcada pela luta em prol dos setores produtivos e por sua atuação em defesa da Educação, Saúde e Segurança Pública. Desfruta do sentimento de ser um homem de alto espírito público, cumpridor de suas promessas e que luta permanentemente em promover a justiça social e o desenvolvimento do estado de Roraima, como um todo, independente de bandeiras político-partidárias, visando sempre, em primeiro e único lugar, o bem-servir ao povo roraimense.

Senado Federal

Em seu primeiro ano de mandato em Brasília, ficou entre os parlamentares que, na avaliação dos internautas segundo o site Congresso em Foco, melhor representa a população no Congresso Nacional, sendo assim o melhor senador pelo estado de Roraima e o 6º no ranking geral, de um total de 81 senadores.

Em 2019, apresentou 9 Projetos de Lei e 2 Projetos de Decreto Legislativo. Um deles, já foi aprovado no Senado Federal, o PDL 28/2019, que exclui da terra indígena São Marcos a área urbana da sede do município de Pacaraima, no estado de Roraima.

Em 2020, Mecias de Jesus foi autor de 5 Projetos de Lei. Com destaque para a conquista da Lei das Terras, de autoria do deputado Jhonatan de Jesus e sancionada pelo presidente da República no dia 27 de maio de 2020. O senador Mecias exerceu papel importantíssimo na defesa da matéria entre os senadores e, conquistou assim uma das suas promessas de campanha, a de viabilizar a transferência das terras da União para o estado de Roraima.

Em 2021, Mecias de Jesus apresentou 15 Projetos de Lei. Tendo a aprovação, no Senado, do PL 1143/2021 que reduz a tarifa de energia elétrica por meio de reembolso de tributos recolhidos indevidamente pelas distribuidoras. Em julho, o presidente da República sancionou a Lei (14.182/2021) que trata sobre a desestatização da Eletrobras. Dentre os pontos da nova lei estão os § 10 e § 11 do Art. 1º, de autoria do senador Mecias de Jesus, que garante a construção do Linhão de Tucuruí, ligando o sistema de energia de Roraima ao restante do país. Fica determinado que “uma vez concluído o Plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), traduzido na língua originária e apresentado aos indígenas, fica a União autorizada a iniciar imediatamente as obras do Linhão de Tucuruí”.

No mesmo ano, Mecias foi condecorado com a medalha de Alta Distinção de Ordem ao Mérito Judiciário Militar, devido aos relevantes serviços prestados à Justiça Militar da União. 

Mais um passo importante foi conquistado para Roraima, aprovado no Senado Federal o PL 6579/2019 de Mecias, que corrige a arrecadação tributária em Pacaraima, incluindo o município na Área de Livre Comércio de Boa Vista (ALCBV).

Fechando o ano de 2021, Mecias de Jesus foi consagrado com o prêmio Ranking dos Políticos, como o único senador de Roraima reconhecido com destaque aos combates: da corrupção, de privilégios e desperdícios.

Já em 2022, o senador Mecias de Jesus apresentou 29 Projetos de Lei que visam trazer benefícios para o país, sendo o parlamentar da Região Norte que mais apresentou Projetos de Lei no Senado Federal e o segundo do país no ranking.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou em 2023 um levantamento que identificou o senador Mecias de Jesus como um dos congressistas mais influentes do país, entre os 513 deputados federais e 81 senadores em exercício de mandato. Dos 100 nomes elencados pelo órgão, 71 são deputados federais e 29 são senadores. Mecias de Jesus é o único representante de Roraima na lista e faz parte dos sete parlamentares da região Norte do país.