Nascido em Graça Aranha
SERVINDO AO EXÉRCITO BRASILEIRO
Líder da juventude rural do estado de roraima
vereador em são joão da baliza (RR)
deputado estadual (rr)
DIPLOMAÇÃO COMO DEPUTADO ESTADUAL E DO FILHO, DEPUTADO FEDERAL JHONATAN DE JESUS
formado em gestão financeira
Presidente da Assembleia legislativa de rr
POSSE COMO SENADOR DA REPÚBLICA (RR)
ELEITO MELHOR SENADOR POR RORAIMA E O 6º EM RANKING GERAL, SEGUNDO O SITE CONGRESSO EM FOCO
Exerceu papel fundamental na defesa da Lei Jhonatan de Jesus, viabilizando assim a transferência das terras da União para o estado de Roraima.
Garante que a União possa iniciar as obras do Linhão de Tucuruí, por meio de uma emenda na MP da Eletrobras.
Recebe o prêmio Ranking dos Políticos, como o único senador de Roraima reconhecido por combater a corrupção, os privilégios e os desperdícios.
Está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, sendo um dos sete congressistas da região Norte e o único representante de Roraima, segundo o DIAP
SENADOR MECIAS DE JESUS
MECIAS DE JESUS é natural de Graça Aranha, estado do Maranhão, e é filho de Cassiano Martins Pereira e de Noêmia Tereza de Jesus (In memoriam). Com apenas 12 anos, chegava ao então Território Federal de Roraima instalando-se com sua família em São João da Baliza. Formado em Gestão Financeira, é servidor público do ex-território desde 1979.
Antes de enveredar na política, Mecias trabalhou como engraxate, garçom e jardineiro. Foi também coordenador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no sul do estado, e secretário Municipal de Finanças e Administração (S. J. da Baliza).
Mecias foi vereador em São João da Baliza (RR), deputado estadual por seis vezes consecutivas, sendo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) por oito anos, e atualmente é senador da República pelo estado de Roraima.
Como deputado apresentou centenas de projetos que beneficiaram vários segmentos sociais e na presidência da ALE-RR realizou sessões itinerantes em todos os municípios, criou os projetos “Escolas do Legislativo”, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), “Cine ALE-RR Cidadania”, “Adote um Atleta” e “Encontro com a cidadania”.
Mecias tem sua história política marcada pela luta em prol dos setores produtivos e por sua atuação em defesa da Educação, Saúde e Segurança Pública. Desfruta do sentimento de ser um homem de alto espírito público, cumpridor de suas promessas e que luta permanentemente em promover a justiça social e o desenvolvimento do estado de Roraima, como um todo, independente de bandeiras político-partidárias, visando sempre, em primeiro e único lugar, o bem-servir ao povo roraimense.
Senado Federal
Em seu primeiro ano de mandato em Brasília, ficou entre os parlamentares que, na avaliação dos internautas segundo o site Congresso em Foco, melhor representa a população no Congresso Nacional, sendo assim o melhor senador pelo estado de Roraima e o 6º no ranking geral, de um total de 81 senadores.
Em 2019, apresentou 9 Projetos de Lei e 2 Projetos de Decreto Legislativo. Um deles, já foi aprovado no Senado Federal, o PDL 28/2019, que exclui da terra indígena São Marcos a área urbana da sede do município de Pacaraima, no estado de Roraima.
Em 2020, Mecias de Jesus foi autor de 5 Projetos de Lei. Com destaque para a conquista da Lei das Terras, de autoria do deputado Jhonatan de Jesus e sancionada pelo presidente da República no dia 27 de maio de 2020. O senador Mecias exerceu papel importantíssimo na defesa da matéria entre os senadores e, conquistou assim uma das suas promessas de campanha, a de viabilizar a transferência das terras da União para o estado de Roraima.
Em 2021, Mecias de Jesus apresentou 15 Projetos de Lei. Tendo a aprovação, no Senado, do PL 1143/2021 que reduz a tarifa de energia elétrica por meio de reembolso de tributos recolhidos indevidamente pelas distribuidoras. Em julho, o presidente da República sancionou a Lei (14.182/2021) que trata sobre a desestatização da Eletrobras. Dentre os pontos da nova lei estão os § 10 e § 11 do Art. 1º, de autoria do senador Mecias de Jesus, que garante a construção do Linhão de Tucuruí, ligando o sistema de energia de Roraima ao restante do país. Fica determinado que “uma vez concluído o Plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), traduzido na língua originária e apresentado aos indígenas, fica a União autorizada a iniciar imediatamente as obras do Linhão de Tucuruí”.
No mesmo ano, Mecias foi condecorado com a medalha de Alta Distinção de Ordem ao Mérito Judiciário Militar, devido aos relevantes serviços prestados à Justiça Militar da União.
Mais um passo importante foi conquistado para Roraima, aprovado no Senado Federal o PL 6579/2019 de Mecias, que corrige a arrecadação tributária em Pacaraima, incluindo o município na Área de Livre Comércio de Boa Vista (ALCBV).
Fechando o ano de 2021, Mecias de Jesus foi consagrado com o prêmio Ranking dos Políticos, como o único senador de Roraima reconhecido com destaque aos combates: da corrupção, de privilégios e desperdícios.
Já em 2022, o senador Mecias de Jesus apresentou 29 Projetos de Lei que visam trazer benefícios para o país, sendo o parlamentar da Região Norte que mais apresentou Projetos de Lei no Senado Federal e o segundo do país no ranking.
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou em 2023 um levantamento que identificou o senador Mecias de Jesus como um dos congressistas mais influentes do país, entre os 513 deputados federais e 81 senadores em exercício de mandato. Dos 100 nomes elencados pelo órgão, 71 são deputados federais e 29 são senadores. Mecias de Jesus é o único representante de Roraima na lista e faz parte dos sete parlamentares da região Norte do país.