As comunidades indígenas do estado estão recebendo uma atenção especial, por meio de investimentos em obras de infraestrutura para dar mais qualidade de vida aos povos tradicionais. Recentemente, a Secretaria de Infraestrutura, com recursos destinados pelo senador Mecias de Jesus, deu início à construção do Centro Indígena, uma obra bastante esperada pelos moradores da comunidade do Bananal, em Pacaraima.
Para Mecias de Jesus é fundamental o investimento para a cultura dos povos indígenas. “Preservar a cultura indígena é importante para a história do nosso país, estamos atentos às demandas desse povo que tem todo o nosso respeito e compromisso”, destacou o senador.
O governador Antonio Denarium reafirmou seu compromisso com os povos indígenas do estado, que segundo ele, estão recebendo uma atenção especial da atual gestão. “Desde que assumi o Governo, tenho atuado em projetos que tragam melhorias para os povos indígenas. Já realizamos alguns investimentos e outros estão em andamento”, ressaltou.
Na construção do Centro Indígena foram destinados o total de R$ 678.403,42 de recurso proveniente de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus. “Fico feliz em saber que estamos colaborando com as prioridades das comunidades indígenas, pois o Centro é uma reivindicação da Comunidade do Bananal”, disse o parlamentar.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, o trabalho está em ritmo acelerado para ser entregue dentro do prazo. “A obra começou neste mês de abril e terá um prazo de 120 dias para ser concluída. Ao todo, estamos construindo uma área de 540m² e um espaço moderno e amplo que com certeza irá atender as necessidades da comunidade indígena”, afirmou.
Conforme o projeto básico, o Centro Indígena possuirá três banheiros masculinos e três femininos, um banheiro PNE (pessoas com necessidades especiais), copa, quatro salas, palco de 19,98m², salão do malocão e uma caixa d’água.