Jhonatan de Jesus é empossado como ministro do TCU
Senador Mecias participa de solenidade que aconteceu na última quarta-feira (15)

O senador Mecias de Jesus acompanhou a cerimônia que confirmou Jhonatan de Jesus como novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que reuniu autoridades e representantes dos Três Poderes na sede do Tribunal.

Para o senador, o momento é histórico, em especial o estado de Roraima, pois Jhonatan é o segundo ministro da Região Norte a integrar a Corte de Contas, primeiro oriundo do estado de Roraima. “Estou muito orgulhoso de participar da solenidade de posse, e mais ainda de ter pela primeira vez um roraimense nesta egrégia casa”, apontou o parlamentar.

O ex-deputado federal por Roraima Jhonatan de Jesus tomou posse na última quarta-feira (15), em cerimônia realizada em Brasília. O novo ministro assumiu a vaga da ex-ministra Ana Arraes, que foi presidente do Tribunal até o ano passado e se aposentou da vida pública.

Em discurso, o novo ministro, nascido em São João da Baliza, interior do estado, relembrou sua origem em Roraima e como sua família foi importante em cada etapa. Na Corte de Contas, o ministro afirmou que suas decisões serão pautadas na ética, na transparência, no respeito à legislação e na isonomia. “Ao me tornar membro desta Casa centenária, o faço com sentimento inarredável e o compromisso com o povo brasileiro de ter olhos ainda mais aguçados e vigilantes, e de tomar decisões mais firmes na garantia do bom uso dos recursos públicos no nosso País”, disse.

Jhonatan de Jesus foi indicado pela Câmara dos Deputados, e passou por eleições nas duas Casas, Senado e Câmara.

Além do senador Mecias de Jesus, pai do novo ministro, estavam presentes, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, o vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Dias Toffoli, e de seis ministros de Estado: Fernando Haddad (Fazenda); Mauro Vieira (Relações Exteriores); Márcio França (Portos e Aeroportos); Carlos Lupi (Previdência Social); André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União). Também compareceram à cerimônia o procurador-geral da República, Augusto Aras; os governadores Antonio Denarium (Roraima) e Carlos Brandão (Maranhão), o vice-governador de Roraima, Edilson Damião e vários parlamentares.