A edição do jornal Folha de Boa Vista, desta quarta-feira (02), trouxe um artigo do senador Mecias de Jesus.
Veja abaixo o artigo na íntegra:
Trabalho para desenvolver Roraima
Mecias de Jesus*
Assumi o mandato como Senador da República em fevereiro de 2019. Nunca me faltou a consciência do alto nível de responsabilidade que a nova função exigiria. Sempre busquei corresponder à confiança em mim depositada, atuando com dedicação e prestatividade no desempenho de deveres como parlamentar ao longo dos 26 anos de vida pública.
No Congresso Nacional, tenho procurado apresentar as principais reivindicações da população roraimense. Traduzir, com clareza e objetividade, os dramas que envolvem a nossa comunidade, em especial as graves aflições decorrentes da crise venezuelana e o consequente afluxo de refugiados através de nossa fronteira.
Logo no início de meu mandato, para viabilizar promessa do presidente Bolsonaro, que disse pretender construir linhão de energia elétrica, apresentei o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 25/2016, que exclui da Área Indígena Waimiri Atroari o leito da BR-174, no estado de Roraima. Ele impedirá, inclusive, que se proíba a circulação de veículos no horário noturno como hoje acontece, já que a BR-174 é propriedade da União.
Em defesa do desenvolvimento local, apresentei o PDL 28/2019, que excluirá da Terra Indígena São Marcos a área urbana da sede do município de Pacaraima (RR). A inclusão daquela área na reserva indígena foi um dos maiores absurdos já cometidos contra os seus moradores. A proposta vai proporcionar garantia jurídica aos proprietários com seus títulos definitivos da sua área, residência e comércio.
Tenho me debruçado diuturnamente sobre a questão dos refugiados e cobrado do Governo Federal medidas mais eficazes que possam minimizar o impacto no Brasil, mas o fato é que só conseguiremos reverter o alarmante cenário quando a Venezuela for capaz de emergir de seu pesadelo, realizar eleições diretas e estabelecer novo pacto de governabilidade.
Para que se tenha melhor ideia, calcula-se que a Venezuela possua algo em torno de 32 milhões de habitantes. Desse total, a ONU estima que cerca de 5,3 milhões deverão sair do país até o final deste ano. O Brasil oferece enorme facilidade aos que desejam refúgio, por conta de sua fronteira no extremo norte de Roraima, em Pacaraima.
A fronteira do Brasil com a Venezuela tem a extensão de 2.199 km, sendo que 90 km são por linhas convencionais e 2.109 km por divisor de águas. Apesar do enorme potencial econômico da Venezuela em possuir as maiores jazidas petrolíferas do planeta, a falta de senso de administração por parte de seus homens públicos destroçou o país.
Por fim, senti-me enormemente recompensado por ter sido reconhecido como um dos melhores senadores brasileiros, na escolha anual realizada pelo site Congresso em Foco. Ocupar a 6ª colocação serve de estímulo e constata estar no rumo certo, no trabalho em prol do meu estado.
Tento retribuir com trabalho e fé incansável, a esperança da população cuja crença no futuro faz com que cada dia sonhemos ser melhores.
*Senador da República (Republicanos-RR)