Senador Mecias pede fechamento imediato das fronteiras de Roraima para controlar coronavírus

Mecias de Jesus e ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

O senador Mecias de Jesus e o deputado Jhonatan de Jesus, acompanhados de outras autoridades roraimenses, participaram na manhã desta quarta-feira (11), de reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para pedirem ações emergenciais e preventivas do Governo Federal referente a epidemia do coronavírus e a situação de Roraima.

A preocupação dos parlamentares é com a fragilidade fronteiriça do estado com a Venezuela e a República Cooperativista da Guiana.

Senador Mecias de Jesus e ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta

Para o senador, a posição vulnerável de Roraima coloca em risco a saúde de todos os brasileiros. “Em Roraima existe o trânsito livre de pessoas vindas da Venezuela. Um país que não possuem as mínimas condições de monitorar e combater a epidemia de coronavírus e do outro lado temos a Guiana que possui um expressivo número de chineses que transitam e residem”, alertou o parlamentar.

Mecias de Jesus pediu ao ministro o fechamento imediato da fronteira de Roraima, a fim de evitar um maior colapso. “Precisamos controlar a entrada no estado, fazendo a triagem de todos que entram em Roraima pela fronteira, essa é uma medida emergencial e necessária para evitar uma maior propagação do coronavírus no país”, disse o parlamentar.

Prontamente, Mandetta concordou com o pedido do senador Mecias, mas alertou que não cabe a ele tal prerrogativa. “É necessário que busquem no Ministério de Relações Exteriores, o meu papel é atuar na prevenção e nas consequências”, disse o ministro.

Mecias completou ainda dizendo que diante da falência do Sistema Público de Saúde da Venezuela, as vacinas desses refugiados também precisam ser aplicadas no Brasil, a fim de evitar a entrada de outras doenças já erradicadas no Brasil.

COBRANÇA REFORÇADA

O senador Mecias de Jesus já havia feito, na tribuna do Senado, um apelo ao Governo Federal para que fosse reforçada a proteção nas regiões de fronteira para impedir maior disseminação do coronavírus.

 

Texto: Ascom – Senador Mecias de Jesus

Foto: Jean Copetti