Mecias e Jhonatan de Jesus vão ao Incra cobrar agilidade na transferência de terras para Roraima

O senador Mecias de Jesus e o deputado Jhonatan de Jesus estiveram na quarta-feira (17), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, para cobrar mais agilidade do presidente do órgão, Geraldo Melo, no processo de transferência das terras ainda em poder da União para o estado de Roraima.

De acordo com a lei 14.004 de 2020, de autoria do deputado Jhonatan de Jesus, a transferência de terras da União para Roraima já deveria ter acontecido, mas os trâmites estão atrasados, prejudicando milhares de pessoas no Estado.

O senador Mecias de Jesus afirmou não ser admissível que moradores, comerciantes, produtores e investidores não sejam donos de suas próprias terras, mesmo depois de uma lei já aprovada. “Somente depois da transferência teremos segurança jurídica, mais desenvolvimento para o estado e geração de emprego e renda para a população. O Congresso Nacional fez a sua parte, agora o Governo Federal precisa cumprir o que determina a lei”, disse.

 

Recuperação de vicinais

O senador Mecias de Jesus também cobrou no Incra, maior celeridade no programa de recuperação de vicinais que dão acesso aos assentamentos implantados pelo órgão em Roraima.

O Programa prevê a recuperação de 570 km de estradas, em 9 dos 15 municípios do Estado, beneficiando mais de 3 mil famílias. Serão beneficiados os município de Amajari, Baliza, Boa Vista, São Luiz, Caroebe, Iracema, Caracaraí, Cantá e Alto Alegre, com um investimento de R$ 50 milhões, através de emendas parlamentares do senador Mecias de Jesus e do deputado federal Jhonatan de Jesus.