O senador Mecias de Jesus esteve nesta quarta-feira (19), com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o governador Antonio Denarium e o deputado Jhonatan de Jesus, no Palácio Senador Hélio Campos, para a solenidade de concretização do acordo que formaliza a liberação do início das obras que vai ligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecido como Linhão de Tucuruí.
Mecias de Jesus tem atuado na linha de frente da luta pela construção do Linhão de Tucuruí. Desde 2019 o senador tem acompanhado e trabalhado junto ao Governo Federal para retirar todos os entraves que atrasavam essa obra. “Vencemos uma série de etapas complexas, desde a liberação da licença ambiental a compensação e negociação junto aos Waimiri Atroari”, disse.
O estado de Roraima é o único no país que não está conectado ao SIN e depende de termelétricas para abastecer o consumo elétrico da população. Por isso, a necessidade da construção do Linhão, numa extensão de cerca de 721 km, sendo 125 km desse total se encontram localizados dentro da área indígena Waimiri Atroari.
O trabalho do senador Mecias foi fundamental para assegurar a obra do Linhão. O parlamentar garantiu na Lei de privatização da Eletrobras que o Governo Federal fosse responsável por essa obra, obrigando a iniciar, imediatamente, a construção do Linhão de Tucuruí, para garantir a segurança energética de Roraima. “É uma vitória do estado de Roraima, pois aguardamos há décadas. Com o empenho do presidente Bolsonaro e do governador Denarium estamos comemorando esse fato histórico, muito aguardado por todos os roraimenses”, afirmou Mecias.
Mecias de Jesus acredita que em pouco tempo a energia segura chegará. “A solenidade desta quarta-feira é mais um passo em direção à independência energética de Roraima”, afirmou.
Estavam presentes no evento representantes da Eletrobras, da Transnorte Energia – empresa responsável pela construção do Linhão, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), senador eleito, Hiran Gonçalves, presidente da Ale-RR, Soldado Sampaio, e entre outros políticos locais.