O senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR), juntamente com o vice-governador do estado de Roraima, Edilson Damião (Republicanos/RR), estiveram em reunião no Ministério dos Transportes nesta terça-feira (29). O objetivo da audiência com o ministro Renan Filho, foi discutir a urgente necessidade de revitalização do trecho da BR 210 entre Caroebe e Entre Rios.
Durante o encontro, foi acordada a apresentação de um “Acordo de Cooperação Técnica” entre o Ministério e o Governo Estadual de Roraima. Esse acordo visa a autorização, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para a obra de pavimentação. “Apresentei ao ministro a dura realidade dessa estrada, que se encontra em completo caos, tornando o tráfego um perigo para nossa comunidade. O Governo Federal não executou a obra com os recursos que destinei e agora o Governo do Estado está buscando autorização para realizar essa importante pavimentação”, afirmou o senador Mecias.
O parlamentar roraimense tem lutado pela pavimentação daquele trecho desde que chegou em Brasília, tendo destinado recursos para viabilizar a obra do trecho. O Governo Federal, que detém a responsabilidade sobre a BR, até então não tomou as providências necessárias para a pavimentação do trecho. “Nossa população espera por essa melhoria há muito tempo. No meu primeiro ano de mandato, em 2019, destinei recursos para viabilizar essa obra essencial. Estamos contando com o Governo Federal para dar vida a este projeto tão significativo”, destacou Mecias.
Mecias de Jesus anunciou, durante o encontro com o ministro, que o governador Antonio Denarium, inclusive, já promoveu a licitação da obra para o trecho de pavimentação, faltando apenas a autorização do Dnit para que o Governo de Roraima possa iniciar a obra. O ministro Renan Filho assegurou que a transferência da responsabilidade para o estado ocorrerá nos próximos dias, possibilitando o rápido início dos trabalhos de recuperação da rodovia e a pavimentação entre Caroebe e Entre Rios. “Continuaremos batalhando para que a execução da obra seja autorizada, seja pelo Governo Federal ou que o Governo Estadual tenha autorização para realizá-la. Nossa dedicação a essa causa não terá trégua até vermos essa obra concluída”, enfatizou o senador.
A pavimentação trará substancial melhoria à segurança e trafegabilidade aos moradores da região, além de proporcionar significativos benefícios para a atividade econômica local. “Como é sabido, as vias agrícolas da região frequentemente enfrentam dificuldades em seu desenvolvimento devido às condições inadequadas de escoamento, que são ampliadas durante o período chuvoso. A pavimentação deste trecho trará vantagens inestimáveis para todos, em especial aos produtores locais”, disse o senador Mecias de Jesus.