Senador Mecias recebe informações da Transnorte Energia sobre progresso das obras do Linhão de Tucuruí
Empresa responsável informa que obra estará concluída até 2025

O Senador Mecias de Jesus recebeu nesta terça-feira (22), em seu gabinete em Brasília, os conselheiros da Transnorte Energia (TNE), Enio Nucci e João Eduardo Pinheiro. A TNE é a empresa responsável por conduzir a construção do Linhão de Tucuruí, obra que ligará Roraima ao Sistema Elétrico Nacional. 

Durante a reunião, foi entregue um relatório detalhado, abordando o progresso atual da obra e seus desdobramentos. Atualmente, mais de 500 pessoas estão empregadas diretamente nas atividades relacionadas à construção do Linhão de Tucuruí. No entanto, esse número está previsto para aumentar significativamente, podendo alcançar até 2 mil pessoas envolvidas à medida que a obra avança em suas diferentes fases. “Esses números não apenas representam uma oportunidade de emprego e crescimento econômico para a região, mas também destacam a envergadura e a complexidade do projeto”, destacou o conselheiro Enio.

A TNE informou ainda que a primeira torre do Linhão está prevista para ser finalizada em novembro de 2023. “A obra está avançando e isso sinaliza um progresso, demonstrando o comprometimento da TNE e das partes envolvidas na realização dessa empreitada”, afirmou o senador Mecias. 

A construção do Linhão iniciou após o senador Mecias de Jesus apresentar uma emenda na Lei 14.182, que determinava à União iniciar a obra, mesmo com a privatização da Eletrobras. “Minha emenda trouxe segurança para os roraimenses que aguardavam há décadas. É uma vitória do estado de Roraima! Com o empenho do presidente Bolsonaro e do governador Denarium a obra iniciou”, relembrou o senador Mecias de Jesus. 

Ainda na reunião, os representantes da TNE informaram que a previsão da conclusão da obra é para 2025. Segundo Mecias de Jesus, o Linhão de Tucuruí é uma prioridade de seu mandato. “Estou acompanhando desde o início e vou continuar atento ao desenvolvimento até a conclusão das obras. Esse marco representará um avanço crucial para resolver os problemas de abastecimento de energia enfrentados por Roraima”, disse Mecias.