Senador Mecias de Jesus está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional
Mecias é o único representante de Roraima e está entre os sete mais influentes da Região Norte, segundo o DIAP 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou na última sexta-feira (29), um levantamento que identificou os congressistas mais influentes do país, dentre os 513 deputados federais e 81 senadores em exercício de mandato. Dos 100 nomes elencados pelo órgão, 71 são deputados federais e 29 são senadores. O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) é o único representante de Roraima na lista e um dos sete parlamentares da região Norte do país.

Para Mecias de Jesus, essa conquista é resultado do trabalho árduo que vem realizando ao longo dos pouco mais de quatro anos de mandato como senador da República. “Tenho me dedicado incansavelmente em prol do nosso estado e contribuído com ideias, posicionamentos e propostas, que são debatidas no Congresso Nacional. É uma honra representar Roraima e fazer parte desse grupo de congressistas. Continuaremos trabalhando pelo Brasil e, especialmente, por Roraima”, afirmou o parlamentar.

Dentre os cem congressistas mais influentes listados, 71 são deputados federais e 29 são senadores. Além de Mecias de Jesus, o partido Republicanos também está presente na lista com outros membros, incluindo o líder da bancada republicana na Câmara, deputado Hugo Motta (PB), o presidente do partido, deputado Marcos Pereira (SP), e o deputado Augusto Coutinho (PE).

Parlamentares mais influentes de 2023

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.

Entre os atributos que caracterizam protagonista do processo legislativo, o DIAP destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.