A população de Amajari, com cerca de 14 mil habitantes, agora conta com mais segurança energética graças à nova subestação de energia da Vila Brasil. Inaugurada neste sábado, 29, a subestação tem capacidade para atender todo o município, inclusive comunidades indígenas.
A obra foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus, junto à Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), no valor de R$ 11 milhões, além da contrapartida do Governo do Estado de quase R$ 4 milhões. Graças à iniciativa do senador Mecias de Jesus, a subestação será repassada para a gestão da concessionária, que realizará a interligação, integrando Amajari ao sistema elétrico do Estado e reduzindo o isolamento em relação à capital Boa Vista.
Com uma potência de 2,5 MVA em tensão 34,5/13,8kV, a obra inclui 90 km de linha de transmissão partindo da subestação do Sucuba, no município de Alto Alegre. “Isso aqui traz desenvolvimento, melhora a vida e cria novas oportunidades para o Estado. É a segurança energética que o município, com grande potencial agrícola e de piscicultura, precisa para crescer ainda mais. É o nosso trabalho em parceria com o Governo do Estado, fazendo Roraima se desenvolver a cada dia”, destacou o senador Mecias de Jesus.
O governador Antonio Denarium ressaltou a importância da nova subestação para a região. “Esse é um momento muito importante, pois a subestação de energia vai trazer energia confiável e segura para Amajari. O terreno para a construção foi doado pelo ex-deputado Raul Lima, e a nova subestação leva o nome do seu pai, Rubem da Silva Lima, que foi empresário e sempre trabalhou para gerar emprego, renda e desenvolvimento no Estado”, destacou o governador.
O empresário Raul Lima expressou sua gratidão pelo empenho do senador Mecias e do governador Antonio Denarium na execução da obra e falou sobre a alegria de contribuir para o desenvolvimento de Amajari, onde sua família foi pioneira. “A quatro mãos, construímos um sonho que virou realidade na administração do nosso governador. Esta é uma obra de muita importância para o povo de Amajari, e fico feliz pela homenagem ao meu pai”, afirmou Raul Lima.