O líder do Republicanos no Senado e campeão de emendas aprovadas na Reforma Tributária, Mecias de Jesus (RR), apresentou o Requerimento nº 773/2025, que solicita informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre os impactos da implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), criado pela Reforma Tributária, sobre micro e pequenas empresas, MEIs, pequenos produtores rurais e o setor de serviços.
No documento, o parlamentar pede transparência nas projeções do governo federal sobre a variação da carga tributária média, discriminada por setor econômico e faixa de faturamento. O requerimento também questiona se há medidas planejadas para evitar aumento de impostos sobre quem mais gera emprego e renda no país.
“Enquanto o governo fala em simplificação, há sinais de que a Reforma pode aumentar em até 50% a carga tributária para o setor de serviços e os pequenos empreendedores. É preciso clareza e responsabilidade com quem sustenta a economia brasileira”, afirmou Mecias.
O senador lembrou que o setor de serviços responde por 70% do PIB nacional e sete em cada dez empregos no país.
“O Parlamento não pode permitir que a Reforma Tributária penalize quem mais trabalha. O governo precisa explicar o que de fato vai acontecer com os pequenos negócios”, reforçou.
O requerimento busca garantir que a implementação do novo sistema tributário não amplie desigualdades, nem inviabilize empresas que já enfrentam dificuldades para se manter ativas.

