A Regularização Fundiária em Roraima está na pauta de preocupações permanentes do senador Mecias de Jesus e do deputado federal Jhonatan de Jesus. Desde a criação da Lei do deputado Jhonatan (Lei 14.004/2020), o Estado deu passos largos em direção à regularização fundiária, com a transferência legal de terras exercida pela União.
O senador afirma que a transferência de terras logo começará a produzir benéficos frutos, levando Roraima ao desenvolvimento econômico que todos desejamos. Ele citou inúmeras vantagens criadas, a partir dessa medida. “Os pequenos produtores terão acesso a empréstimos e facilidades concedidas por programas governamentais, todas elas com o objetivo de desenvolver nosso estado”, disse.
Mecias de Jesus lembrou que mais de 80% das terras roraimenses já estão preservadas, tais como áreas indígenas, reserva ambiental e áreas de ocupação das Forças Armadas, todas legalmente definidas. “Faltava apenas o essencial: o documento das terras, tranquilizando quem produz e gera empregos”, destacou o senador, dizendo, ainda, que as terras transferidas não incluem áreas indígenas, zonas e flonas já criadas.
Apesar de obstáculos que surgem, vários municípios roraimenses já foram contemplados, ou atendidos com títulos rurais definitivos. Alto Alegre, Amajari, Boa Vista e Bonfim estão nessa lista, bem como Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Normandia. Os já atendidos com títulos definitivos urbanos são: Boa Vista, Rorainópolis e Cantá.
Mecias de Jesus e Jhonatan têm caminhado por todo o estado, ouvindo reivindicações e sugestões. “É trabalho contínuo, em defesa dos interesses de Roraima e de seus habitantes. A tarefa tem de ser bem programada, levando-se em conta, principalmente, a área territorial roraimense”, disse o senador Mecias de Jesus.