Em Roraima, Governo Federal anuncia medidas para minimizar caos migratório

Senador Mecias e deputado Jhonatan fazem reinvindicações ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao ministro Sérgio Moro, durante visita em Pacaraima

O senador Mecias de Jesus e o deputado Jhonatan de Jesus acompanharam na manhã desta quinta-feira (13), a comitiva do vice-presidente Hamilton Mourão, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em Roraima. Atendendo ao pedido da população e da bancada federal, eles foram buscar soluções imediatas para o caos que toma conta do município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, a porta de entrada de venezuelanos no Brasil.

O caso de estupro de uma adolescente de 15 anos, em Pacaraima, mexeu com o consciente dos moradores, cansados do clima de violência e impunidade, foram para as ruas manifestarem a sua indignação e exigir providências do Governo Federal. A imigração venezuelana tem afetado a vida dos brasileiros que lá vivem, sobrecarregando os sistemas de Educação, Saúde e Segurança Pública de todo o estado de Roraima.

Senador Mecias e deputado Jhonatan, ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro chegam ao 3º Pelotão Especial de Fronteira em Pacaraima.

Durante a agenda, o deputado Jhonatan de Jesus cobrou mais uma vez o pedido que vem fazendo ao Governo Federal desde 2017. “Nós estamos tentando evitar que aconteça uma guerra civil. Precisamos de recursos federais para arcar com a alta despesa que tem ficado nas costas do Governo Estadual, que tenta custear sozinho os sistemas colapsados de Saúde, Educação e Segurança”, disse Jhonatan. Prontamente, o vice-presidente falou que daria encaminhamento nessa demanda na segunda-feira, em Brasília.

Jhonatan aproveitou ainda a oportunidade para fazer um alerta ao Governo Federal e classificar como “milagre” o que foi feito nas ruas de Boa Vista e de Pacaraima. “Com a vinda de vocês até Roraima, de forma impressionante, em um dia, sumiram todos os venezuelanos das ruas”, contou o deputado.

Outro problema colocado em discussão durante a visita, foi o atual impedimento legal que não permite o envio de recursos federais para o município de Pacaraima. Essa situação será resolvida por meio de uma proposta legislativa de iniciativa do senador Mecias de Jesus, o PDL 28/2019 que corrige o erro da demarcação da sede do município de Pacaraima.

“O vice-presidente Mourão nos garantiu que precisamos resolver a questão da demarcação da terra indígena, que é o atual impedimento que compromete a prefeitura de Pacaraima a receber recursos. O Senado Federal já aprovou o projeto e agora o presidente da Câmara, Rodrigo Maia nos garantiu a votação da proposta na próxima semana”, afirmou o senador.

Mecias de Jesus recebeu o aceno de que após a aprovação do PDL 28/2019, Pacaraima estando apta a receber recursos, o Governo Federal fará o direcionamento de verba emergencial para custear os sistemas públicos do município.

Medidas anunciadas

Diante o clima de insegurança que toma conta do estado, o ministro Sérgio Moro afirmou que anunciará em breve uma ação para aumentar a segurança em Pacaraima, colocando agentes da Força Nacional para garantir a ordem já na entrada da fronteira.

O processo de interiorização também foi uma pauta cobrada pelos parlamentares. Hamilton Mourão, disse que o objetivo agora é acelerar o processo de interiorização. E descartou a possibilidade de fechamento da fronteira. “Não podemos fechar a fronteira, pois isso traria riscos graves as relações comerciais do Brasil com outros países”, disse o vice-presidente.

De acordo com Governo Federal, essa visita é a primeira ação do novo Conselho da Amazônia. E o estado de Roraima foi escolhido, justamente, por conta dos graves problemas que vem enfrentando, o alto fluxo migratório, a precariedade da energia elétrica e problemas estruturais nas principais rodovias do estado, como a BR-174.

 

Texto e foto: Ascom – Senador Mecias de Jesus