Aprovado criação de centros de atendimento integral para autistas
Emenda de Mecias de Jesus garante que responsáveis tenham acompanhamento psicológico

Emenda de Mecias de Jesus garante que responsáveis tenham acompanhamento psicológico

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (06), a emenda do senador Mecias de Jesus ao Projeto de Lei (PLS 169/2018) que torna obrigatória a criação de centros de assistência integral ao paciente de transtorno do espectro autista (TEA) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mecias acrescentou ao projeto a oferta de serviço de acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado aos pais e responsáveis das pessoas com transtorno do espectro autista, tanto no âmbito do SUS quanto da saúde suplementar. ”É muito importante que os pais e mães recebam apoio psicológico durante todas as fases da criança ou do adolescente com o TEA”, afirmou o parlamentar.

Para o senador Mecias de Jesus, a emenda visa assegurar segurança jurídica garantindo nas legislações alteradas a proteção legal quanto ao serviço de acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado aos responsáveis. “O apoio psicológico e multidisciplinar é medida que garante proteção e dignidade”, defendeu o senador em sua justificativa.

Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo afeta cerca de 1% da população mundial (70 milhões de pessoas), tendo maior incidência sobre pessoas do sexo masculino. Avanços no quadro clínico do autista dependem de intervenção terapêutica precoce, que deve ser individualizada e pode se estender por toda a vida do indivíduo. A meta é habilitá-los a desempenhar atividades cotidianas de modo ativo e independente.

A proposta segue para a Câmara dos Deputados.