Mecias de Jesus defende causa da pessoa com transtorno do espectro autista
O senador garantiu acompanhamento psicológico aos responsáveis

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (28), o senador Mecias de Jesus destacou a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei (PLS 169/2018), que obriga a criar, em todas as unidades da Federação, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), centros de assistência integral à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA).

Mecias também lembrou que a proposição foi criada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a partir da aprovação de sugestão legislativa (SUG 21/2017), que recebeu mais de 20 mil apoios no e-Cidadania.

O senador ressaltou, ainda, a sensibilidade do relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que acatou a emenda por ele apresentada, de incluir a oferta de serviço de acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado aos pais e responsáveis por pessoas com transtorno do espectro autista, tanto no âmbito do SUS, quanto no da saúde suplementar. “Sabemos que o paciente com autismo exige cuidados multidisciplinares para conseguir alcançar uma melhora progressiva em sua qualidade de vida. Na convivência com os profissionais, os pais aprendem, e definem em conjunto, como melhorar as chances de desenvolvimento do filho. Daí a importância de se garantir à família assistência psicológica e multidisciplinar”, afirmou.

A matéria seguirá agora para análise da Câmara dos Deputados. 

Fonte: Agência Senado