No Dia Nacional dos Profissionais da Educação, Mecias de Jesus defende projeto para aumentar a segurança nas escolas
Senador propõe medida para fortalecer a segurança escolar, com profissionais treinados em todas as instituições de ensino

Neste 6 de agosto, Dia Nacional dos Profissionais da Educação, o senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR), destaca a importância dos profissionais da educação e defende uma proposta fundamental para melhorar a segurança nas escolas. Autor do PL  2775/22, que visa alterar a Lei nº 9.394, de 1996, Mecias quer a presença obrigatória de um profissional de segurança treinado em todas as instituições de ensino do país.

A proposta do senador quer garantir a segurança escolar através da inclusão de profissionais qualificados para controlar as entradas e saídas das escolas e agir preventivamente contra possíveis ameaças. A medida visa criar um ambiente seguro para alunos, professores e funcionários, e as despesas serão cobertas por dotações orçamentárias específicas.

O aumento de casos de violência nas escolas brasileiras, exemplificado por tragédias como os massacres de Suzano e Realengo, evidencia a necessidade urgente de medidas eficazes de segurança. 

O senador ressalta que a presença de profissionais de segurança nas escolas é uma solução prática e necessária para prevenir novos incidentes e proteger a comunidade escolar.

“Neste Dia Nacional dos Profissionais da Educação, parabenizo todos os educadores que moldam o futuro do Brasil. Defendo fortemente a presença de profissionais de segurança treinados em todas as escolas para garantir a proteção dos alunos, professores e funcionários. A segurança nas instituições de ensino é uma prioridade urgente e essencial para um ambiente de aprendizado seguro e tranquilo”, ressaltou Mecias de Jesus